Conceito Maitland
Esse curso tem o objetivo de habilitar todos os participantes, a discernir Quando, Como, Quanto e Qual (is) técnica(s) é (são) mais apropriada para cada paciente.
80 horas/aula
Conheça o curso
O método Maitland foi criado pelo australiano Geoffrey Maitland, sendo utilizado na Fisioterapia para alivio da dor, desbloqueio das articulações e estruturas, e restauração da ADM normal do paciente, usando técnicas sustentadas ou oscilatórias para aplicação da técnica, proporcionando resposta mecânica ao tecido conjuntivo.
A oportunidade de ver e praticar as técnicas executadas de uma maneira precisa pode servir para ajudar qualquer clínico a entender e aplicar os métodos de Fisioterapia manipulativa mais efetivamente no cenário clínico. Neste curso você vai vivenciar na teoria e na prática, quais são as formas de Raciocínio Clínico existentes e como aplicar na prática clínica.
Conteúdo programático
Introdução ao conceito Maitland
Raciocínio clínico do conceito Maitland
Definição do sistema de avaliação analítica
Sistema de comunicação e anamnese
Anatomia e biomecânica orientada para clínica
Imagenologia
Graus de mobilização e seus efeitos terapêuticos
Indicações das manipulações e mobilizações articulares
Contraindicações às manipulações e mobilizações articulares
Anatomia palpatória orientada para clínica
Avaliação dos movimentos ativos, fisiológicos, acessórios e combinados.
Técnicas de mobilização articular passiva
Técnicas de manipulação articular passiva
Coluna Vertebral (Cervical, Torácica, Lombar, Cíngulo Pélvico)
Extremidades (MMSS e MMII)
Discussão de artigos científicos - Prática Baseada em Evidências
Revisão das Técnicas
Apresentação de Casos Clínicos
Público-alvo
Exclusivo para Fisioterapeutas e acadêmicos (a partir do 5º período) de Fisioterapia que desejam realmente adquirir mais conhecimentos, qualificações e com isso mais oportunidades para se sobressair no mercado.
Por ser uma técnica legitimamente com caráter manipulativo, possui grande afinidade da Fisioterapia, sendo assim, este curso não pode ser ministrado à outros profissionais. Nós preservamos a autonomia do Fisioterapeuta e nossa posição será mantida desta forma!