Apesar de preço e valor serem conceitos que parecem ser iguais, são bem diferentes e devem ser levadas em consideração nas suas estratégias de negócios. Vamos descobrir qual é real diferença entre esses dois conceitos?
- PREÇO
O preço é o valor monetário que você paga por um produto ou serviço. É a quantia em dinheiro que você desembolsa para adquirir algo.
- VALOR
O valor vai além do dinheiro. É a importância, utilidade ou benefício que você recebe ao adquirir esse produto ou serviço. É a percepção de satisfação e benefício que você obtém com a compra ou experiência.
Em outras palavras: Preço é o que você paga. Valor é o que você leva.
EXEMPLIFICANDO
O “preço” dos serviços de um Fisioterapeuta é o valor (em dinheiro) cobrado por cada sessão ou tratamento. Mas, o “valor” real está na qualidade do atendimento, na expertise do fisioterapeuta, no tempo dedicado ao paciente e nos resultados alcançados.
Ficou claro agora?
OK. Agora bora para uma reflexão bem rápida?
Se você, por exemplo, escolhe as suas capacitações pelo PREÇO (o mais baixo) e não por VALOR. Já parou pra pensar que os seus pacientem podem (e vão) te escolher da mesma forma?
Por isso é importante considerar o valor ao fazer uma escolha, pois nem sempre o preço mais baixo garante a melhor experiência ou resultado.
Aqui na Methodus nós acreditamos que para ter uma valorização profissional é preciso buscar CONHECIMENTO que vai das técnicas da Fisioterapia até a Gestão de Pessoas, importante para entender e saber lidar com elas.
Então eu te pergunto: Como você gera valor para seu paciente? Como você quer valorização financeira profissional se você opta pelo preço e não pelo valor?
Essa é pra refletir! Se quiser conversar mais sobre essa temática, estamos à disposição. 🙂